Pular para o conteúdo principal

Key West - A Crise dos Mísseis

Artigo de Revisão - Narrativa     
                        Lugares históricos – Guerra Fria:
                       Key West e a Crise dos Mísseis
                                                                                                             
Taíse Carolina Brito Nascimento1
    Rafaelly Rocha S. dos Santos1
            Bruna de Souza Barbosa1
          Stefane A. Pachla Bomfim1
        Geisilene Bispo dos Santos1
                       Suane Pires Souza1
   Jessica do Nascimento Santos1
    Larissa dos Santos Mendonça1
                        Iury Fontes Bessa1
          Ellen Yasmin Alves Batista1
                               Keven Portela1

1Colégio Profº Edilson Souto Freire
Dias D’Ávila, BA – Brasil
Data: 18/08/2017
Série: 3º Ano
Turma: DM

                                                                                 Resumo
Através deste artigo relembraremos e discutiremos sobre o fato histórico ocorrido em 1962, a Crise dos Mísseis, que foi um conflito entre Estados Unidos e União Soviética durante a Guerra Fria, além de mencionar brevemente o motivo e a circunstância em que a Guerra Fria deu início. Falaremos também sobre Key West e seus aspectos geográficos; localização, características de vegetação, clima, relevo, hidrografia e crescimento populacional.

Palavras chave: Crise dos Mísseis, Key West, República de Cuba, Guerra Fria.

                                       Abstract
Through this article, we will recall and discuss the historical fact that occurred in 1962, a Missile Crisis, which was a conflict between the United States and the Soviet Union during the Cold War, in addition to briefly mentioning the motive and circumstance in which the Cold War start. We will also talk about Key West and its geographical aspects; Location, vegetation characteristics, climate, relief, hydrography and population growth.
Key Words: Missile Crisis, Key West, Republic of Cuba, Cold War.


Introdução
       Para alguns historiadores, no período de 1940-1989, os Estados Unidos e a União Soviética estavam em uma luta ideológica e política onde os Estados Unidos apoiava a liberdade dos direitos civis e a União Soviética, por outro lado, defendia um comunismo que excluía tais direitos, tendo então uma falta de democracia. Durante esta época, as duas potências persistiram em usar suas ideologias para influenciar outros países a utilizar seus sistemas econômicos e políticos.
       Entendemos então, por Guerra Fria, esta disputa política-ideológica entre Estados Unidos e União Soviética. Este termo, “Guerra Fria”, foi dado pelo fato de que não houve um confronto direto entre essas potências, lembrando que ambas tinham grande poder bélico e tecnologia nuclear de grande porte o que resultaria em uma grande catástrofe caso houvesse um conflito direto.
      Houve então a famosa “Corrida Armamentista” em que dois blocos militares foram criados. A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) era liderada pelos Estados Unidos, enquanto o Pacto de Vasóvia era liderado pela União Soviética. Cada líder defendia militarmente os países membros de seus blocos, temendo então um ataque inimigo.



1. Guerra Fria: A Crise dos Mísseis
      Em Cuba, 1959, ocorreu uma revolução que tirou do governo o ditador Fulgêncio Batista, veio a ocupar seu lugar então Fidel Castro. Fidel apoiava o comunismo e chegou a fundar o Partido Comunista de Cuba. Os soviéticos aproveitaram a mudança de liderança em Cuba e quiseram se unir, além de ver em cuba um território estratégico contra prováveis ataques dos Estados Unidos.
       Em 1961, agentes cubanos treinados pela CIA tentaram retirar Fidel do poder, mas esta ação teve fracasso e foi chamada de “Invasão da Baía dos Porcos”. Cuba permitiu então que a União Soviética implantasse mísseis em seu território contra os Estados Unidos já que houve uma relação do próprio com a ação contrarrevolucionária.
       Em 14 de outubro de 1962, aviões-espiões fotografaram a ilha e os mísseis foram então descobertos. Os Estados Unidos optaram por armar um bloqueio contra Cuba ao invés de atacar, provavelmente visando as piores catástrofes. Essa “guerra” durou cerca de 13 dias. Negociações foram feitas entre o presidente John Kennedy e Nikita Kruschev, o presidente americano pediu a retirada dos mísseis em Cuba, enquanto Nikita pedia que os Estados Unidos não apoiassem nenhuma outra ação contra Cuba. Após, outra exigência foi feita aos Estados Unidos: que mísseis balísticos fossem retirados da Turquia; território próximo à União Soviética, como vemos na figura*.

1.1 O fim da União Soviética
       A URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) também era conhecida pela sigla CCCP, de acordo com seu nome em russo significava Союз Советских Социалистических Республик (Soyuz Soviétskikh Sotsialistítchieskikh Respúblik).
       A União Soviética foi uma união de várias repúblicas subnacionais da Rússia, Ucrânia, Bielorrúsia e Transcaucásia. Foi criada em 1922 após a vitória dos bolcheviques e era localizada na Eurásia*, sua capital era Moscou. Em 1991
_______________________________________________________________
Eurásia*: Massa que abriga a Europa e a Ásia

o líder soviético Mikhail Gorbachev renunciou as doze repúblicas da União Soviética após sofrer uma tentativa de golpe de estado que fracassou, então a Federação Russa e o Estado Sucessor tomaram posse da antiga União.

1.2 Key West
       Key West é uma ilha localizada no sul do estado da Flórida, nos Estados Unidos. É ocupada pela cidade com o mesmo nome, “Key West”. A ilha têm cerca de 19km2, em q 15km2 é coberto por terra e 3,9km2 é composto por água. Esta ilha é famosa por seus parques naturais e pelas praias, e a distância entre Key West e Cuba é de 90 milhas.
      Suas coordenadas geográficas são: 24º 33’ 33” N, 81º 47’ 03” W. O ponto culminante da ilha é de 5,5m em uma área conhecida como Solares Hill. O clima da ilha é tropical, havendo então uma pequena diferença nas temperaturas médias. A temperatura recorde é de 36ºC.
       No período de novembro à abril o clima é ensolarado e seco e ocorre apenas 25% de precipitação anual. Esta precipitação ocorre geralmente antes de frentes frias. Raramente, furacões atingem a ilha, como o furacão Wilma que atingiu Key Haven em 2005. As áreas mais baixas da ilha foram inundadas durante a passagem do furacão, e 60% das casas foram inundadas em Key West. Pontos mais altos como Solares Hill não inundaram e ondas destruíram carros e casas. No censo de 2013 a população era de 25,550 habitantes, 50,8% são homens e 49,2% são mulheres.
       A vegetação da ilha é típica do clima tropical. Há palmeiras, orquídeas e rosas. Por um lado, a ilha é banhada pelo Golfo do México e pelo Oceano Atlântico.

Discussão
       Após a dissolvição da União Soviética, seu território foi separado em vários pedaços, a maior parte da antiga URSS pertence atualmente à Rússia e ao Cazaquistão em segundo lugar, de acordo com a imagem* Seu território ao todo contava com 22.400.000 km² e uma população de 293 milhões de pessoas no ano de 1991.
_______________________________________________________________

     Algumas das consequências da Guerra Fria foram a divisão do mundo em blocos opostos, socialista e capitalista, que buscavam inserir as suas ideologias políticas e econômicas em todo o mundo. Houve também uma disputa de poder bélico, onde cada potência evoluía em questão de armas atômicas e foguetes balísticos. Contudo, essa criação exacerbada de armas atômicas não serviram para quase nada, já que uma guerra nuclear foi evitada pensando na pior das hipóteses que seria a destruição mundial.
      Essa hipótese de destruição, na época, assombrou muitas pessoas. O próprio presidente Kennedy alertou os estadunidenses do que poderia surgir, a tensão prosperava entre ambas nações já que todos temiam o uso das bombas nucleares. Apesar de ser algo propriamente novo na época, o uso das bombas no Japão demonstrou o quão grande é o poder de uma arma nuclear e os fez refletir o quão grande era o poder bélico de cada país. Atualmente, ficamos receiosos de pensar em uma guerra nuclear, já que os estudos foram aprimorados e grandes armas foram criadas.


Conclusão
      Atualmente, ficamos receiosos de pensar em uma guerra nuclear, já que os estudos foram aprimorados e grandes armas foram criadas. Muito dinheiro foi gasto com armas bélicas e militarismo durante a época da Guerra Fria, ainda mais com a corrida espacial entre os Estados Unidos e a União Soviética. Estes recursos poderiam ser utilizados em várias outras coisas, como hospitais, universidades e escolas.





Referências


Comentários

  1. Obs: Copiar link da imagem e colar em nova guia, pois quando clica diretamente no link não funciona.

    ResponderExcluir
  2. -Galera, Fidel só se converte ao comunismo soviético depois que as negociações com o governo americano falham após a sua chegada ao poder.
    -Texto com duas fontes diferentes.
    -A parte histórica ficou muito resumida. Poderiam ter tratado mais da Crise dos Mísseis. Ficou muito superficial.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório - Motor elétrico simples

                            Motor elétrico simples                                                          Colégio estadual Profº Edilson Souto Freire                                                      E-mail:Mafsopus@gmail.com Larissa Mendonça  Taílane Keyla Suany Jessica Resumo: Esse relatório tem como objetivo mostrar oa leitor a compreensão dos fenômenos físicos envolvidos no experimento através de um motor elétrico simples Palavras chave :corrente elétrica, bobina, movimento indução, energia .                                                                          Introdução O motor tem como função a transformação da energia elétrica em energia mecânica como vimos durante os estudos a construção dos motores elétricos, foi iniciado em 1813 por Faraday que introduziu um magneto em uma bobina de fio de cobre, fez com que o mesmo girasse ao passar por uma corrente elétrica assim como no experimento . Agora vamos falar da importância do

Relatório de Física - "Circuito elétrico e fusíveis"

CIRCUITO ELÉTRICO E FUSÍVEIS Secretaria de Educação do Estado da Bahia Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire Dias D’Ávila, BA – 42850-000 E-mail: taise_carolina@hotmail.com Taíse Carolina Brito Nascimento 1 Geisilene Bispo dos Santos 1 Bruna de Souza Barbosa 1 Stefane Antônia Pachla Bomfim 1 Rafaelly Rocha Santana dos Santos 1 Tiago Camilo 1 Samuel Nunes de Santana 2 1 Alunos da rede estadual de ensino. 2 Professor da rede estadual de ensino . Resumo: Através deste relatório, mostraremos os resultados obtidos em nossa experiência com base em circuitos elétricos, com uma breve explicação do que são os circuitos e seus efeitos, além de discutir qual a função de um fusível e como esta função é executada. Palavras chave: Fusível. Circuitos Elétricos. Experiência. Abstract: Through this report, we will show the results obtained in our experience based on electrical circuits, with a brief explanation

Relatório de física - Energia Eólica

  COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDILSON SOUTO FREIRE Allison Couto, Alan Albert, Michelle Katharina, Thiago Ferreira, Sandy Souza, Weslei Almeida Apresentação do relatório científico de física Dias D’Ávila, 2017