CONDUÇÃO
DE CORRENTE ELÉTRICA.
Secretaria
de Educação do Estado da Bahia
Colégio
Estadual Professor Edilson Souto Freire
Dias
D’avila - BA
Emilly Sampaio[1]
Leandra Oliveira[2]
Samuel Nunes[3]
RESUMO
O presente relatório tem por objetivo a demonstração
da condução de corrente elétrica por varias soluções aquosas.
PALAVRA
CHAVE : Experimento; Condução; Corrente
elétrica.
INTRODUÇÃO
A corrente elétrica está presente em todos os
aparelhos elétricos quando eles estão em funcionamento. A corrente elétrica é
uma grandeza cujo valor depende da potência do aparelho e também da tensão em
que ele é colocado para funcionar. Por exemplo, uma lâmpada de 100 watt feita
para funcionar na tensão 110 volts, quando ligada requer maior corrente
elétrica que uma de potência de 60 watt e de mesma tensão. É por essa razão que
a lâmpada de 100 watt apresenta luminosidade maior que de 60 watt.
Ao colocar um aparelho elétrico em funcionamento
estamos fechando um circuito elétrico. Este circuito é constituído de aparelho
elétrico; fonte de energia elétrica, que pode estar situada próximo ou distante
do aparelho e fios de ligação que conectam adequadamente um ao outro. Quando a
energia da fonte está sendo utilizada pelo aparelho, dizemos que o circuito
está fechado e que há uma
corrente Elétrica.
PROCEDIMENTO
EXPERIMENTAL
![Descrição: C:\Users\Orley\Desktop\e26e0a3a-d06e-414f-98bb-9f9954b689c6.jpg](file:///C:/Users/ESTAO0~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image002.jpg)
![Descrição: C:\Users\Orley\Desktop\7513f4b5-8a74-44c6-93d7-513f41a5a89f.jpg](file:///C:/Users/ESTAO0~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image004.jpg)
Lembrando que o procedimento com os líquidos
acontece mergulhando as duas pontas de um mesmo lado do fio descascadas dentro
da solução sem que se toquem, e observar se acende ou seja, se há condução e a
condição da mesma.
Exemplo
![Descrição: C:\Users\Orley\Desktop\image001.jpg](file:///C:/Users/ESTAO0~1/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image006.jpg)
Porém os materiais usados são diferente da imagem
acima para mais fácil acessibilidade no momento da demonstração. No lugar da
lâmpada de 127 volts uma led de apenas 3 volts sem o bocal, e no lugar do
conector (tomada) duas baterias comuns de 1,6 volts.
Os itens
- Duas baterias de 1,6 V
-
Cloreto
de Sódio (Sal de cozinha)
-
Uma
led 3V
-
Azeite
de oliva
-Fios de cobre
-Vinagre
- Água com sal
- Uma colher
Com esse material podemos descobrir
quais materiais são condutores de eletricidade.
Especificação dos Materiais
Na água
A água potável possui sais minerais, mas ainda assim
só consegue transferir energia para objetos de baixa voltagem e porém não
conduz uma quantidade o suficiente.
Com isso ao realizar o procedimento podemos perceber
que a lâmpada led 3volts acendeu com
pouca intensidade.
Vinagre
Numa solução de vinagre existem mas íons para
conduzir corrente elétrica do que na água.
Com isso ao realizar o procedimento podemos perceber
que a lâmpada led 3volts led acendeu com uma intensidade um pouco
maior do que na água.
Azeite de oliva
O azeite de oliva é um bom condutor porém depende do
seu estado (Natural ou Quente).
Com isso ao realizar o procedimento podemos perceber
que a lâmpada led 3volts não acendeu com
o azeite em temperatura ambiente; e em temperatura elevada, após aquecer um por
cerca de um 1 minuto em um fogão comum a
led também não acendeu. Convém lembrar que segundo informações passadas por
profissionais da área dependendo da temperatura o azeite pode se tornar um bom
condutor, o que não aconteceu em nosso experimento.
Água com sal
A água com sal é um bom condutor de energia pois
possui o cation sódio e íon cloro.
Com isso ao realizar o procedimento podemos perceber
que a lâmpada led 3volts acendeu com uma boa intensidade.
Colher
Na
colher temos dois matérias, o plástico e o metal. No plástico a Led não irá acender pois os eletros estão isolados, já
no metal os eletros estão livres.
Com
isso ao realizar o procedimento podemos perceber que a lâmpada led 3volts led acendeu com uma alta intensidade.
RESULTADO
(Conclusão)
É possível gerar
energia de várias formas, liquido somado a energia nem sempre resulta em
choque.
REFERÊNCIAS.
Fatos também citados pelo professor de
Química/Matemática/Biologia da Rede Estadual
Elissandro Dantas.
Google imagens
E observação dos experimentos.
[1]
Emilly Sampaio,
cursando o 3° ano o ensino médio no colégio estadual professor Edilson Souto
Freire – C.E.P.E.S.F
[2] Leandra Oliveira, cursando o
3° ano o ensino médio no colégio estadual professor Edilson Souto Freire –
C.E.P.E.S.F
[3] Samuel Nunes, formado na
Universidade estadual de Feira de Santana –UEFS, E Hoje é professor de física
no colégio C.E.P.E.S.F
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