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CONDUÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA.
Secretaria de Educação do Estado da Bahia  
Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire
Dias D’avila - BA

Emilly  Sampaio[1]
Leandra Oliveira[2]
Samuel Nunes[3]
RESUMO
O presente relatório tem por objetivo a demonstração da condução de corrente elétrica por varias soluções aquosas.
PALAVRA CHAVE : Experimento; Condução; Corrente elétrica.

                             






INTRODUÇÃO

A corrente elétrica está presente em todos os aparelhos elétricos quando eles estão em funcionamento. A corrente elétrica é uma grandeza cujo valor depende da potência do aparelho e também da tensão em que ele é colocado para funcionar. Por exemplo, uma lâmpada de 100 watt feita para funcionar na tensão 110 volts, quando ligada requer maior corrente elétrica que uma de potência de 60 watt e de mesma tensão. É por essa razão que a lâmpada de 100 watt apresenta luminosidade maior que de 60 watt.
Ao colocar um aparelho elétrico em funcionamento estamos fechando um circuito elétrico. Este circuito é constituído de aparelho elétrico; fonte de energia elétrica, que pode estar situada próximo ou distante do aparelho e fios de ligação que conectam adequadamente um ao outro. Quando a energia da fonte está sendo utilizada pelo aparelho, dizemos que o circuito está fechado e que há uma corrente Elétrica.


PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Descrição: C:\Users\Orley\Desktop\e26e0a3a-d06e-414f-98bb-9f9954b689c6.jpgDescrição: C:\Users\Orley\Desktop\7513f4b5-8a74-44c6-93d7-513f41a5a89f.jpg








Lembrando que o procedimento com os líquidos acontece mergulhando as duas pontas de um mesmo lado do fio descascadas dentro da solução sem que se toquem, e observar se acende ou seja, se há condução e a condição da mesma.


Exemplo
Descrição: C:\Users\Orley\Desktop\image001.jpg








Porém os materiais usados são diferente da imagem acima para mais fácil acessibilidade no momento da demonstração. No lugar da lâmpada de 127 volts uma led de apenas 3 volts sem o bocal, e no lugar do conector (tomada) duas baterias comuns de 1,6 volts.

Os itens
- Duas baterias de 1,6 V
- Cloreto de Sódio (Sal de cozinha)
- Uma led 3V
- Azeite de oliva
-Fios de cobre
-Vinagre
- Água com sal
- Uma colher                                                         

Com esse material podemos descobrir quais materiais são condutores de eletricidade.


                                 


Especificação dos Materiais

Na água
A água potável possui sais minerais, mas ainda assim só consegue transferir energia para objetos de baixa voltagem e porém não conduz uma quantidade o suficiente.
Com isso ao realizar o procedimento podemos perceber que a lâmpada  led 3volts acendeu com pouca intensidade.
                                 Vinagre
Numa solução de vinagre existem mas íons para conduzir corrente elétrica do que na água.
Com isso ao realizar o procedimento podemos perceber que a lâmpada  led 3volts  led acendeu com uma intensidade um pouco maior do que na água.
                             Azeite de oliva
O azeite de oliva é um bom condutor porém depende do seu estado (Natural ou Quente).
Com isso ao realizar o procedimento podemos perceber que a lâmpada  led 3volts não acendeu com o azeite em temperatura ambiente; e em temperatura elevada, após aquecer um por cerca de um 1 minuto em um fogão comum  a led também não acendeu. Convém lembrar que segundo informações passadas por profissionais da área dependendo da temperatura o azeite pode se tornar um bom condutor, o que não aconteceu em nosso experimento.
Água com sal
A água com sal é um bom condutor de energia pois possui o cation sódio e íon cloro.
Com isso ao realizar o procedimento podemos perceber que a lâmpada  led 3volts  acendeu com uma boa intensidade.
                                    
Colher
Na colher temos dois matérias, o plástico e o metal. No plástico a Led não irá                   acender pois os eletros estão isolados, já no metal os eletros estão livres.
Com isso ao realizar o procedimento podemos perceber que a lâmpada  led 3volts led acendeu com uma alta intensidade.

RESULTADO (Conclusão)

É possível gerar energia de várias formas, liquido somado a energia nem sempre resulta em choque.






REFERÊNCIAS.

Fatos também citados pelo professor de Química/Matemática/Biologia da Rede Estadual  Elissandro Dantas.
Google imagens
E observação dos experimentos.



      



[1] Emilly Sampaio, cursando o 3° ano o ensino médio no colégio estadual professor Edilson Souto Freire – C.E.P.E.S.F
[2] Leandra Oliveira, cursando o 3° ano o ensino médio no colégio estadual professor Edilson Souto Freire – C.E.P.E.S.F
[3] Samuel Nunes, formado na Universidade estadual de Feira de Santana –UEFS, E Hoje é professor de física no colégio C.E.P.E.S.F

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