Pular para o conteúdo principal

Relatório de Física - "Circuito elétrico e fusíveis"










CIRCUITO ELÉTRICO E FUSÍVEIS
Secretaria de Educação do Estado da Bahia
Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire
Dias D’Ávila, BA – 42850-000



Taíse Carolina Brito Nascimento1
Geisilene Bispo dos Santos1
Bruna de Souza Barbosa1
Stefane Antônia Pachla Bomfim1
Rafaelly Rocha Santana dos Santos1
Tiago Camilo1
Samuel Nunes de Santana2


1Alunos da rede estadual de ensino.
2Professor da rede estadual de ensino.


Resumo: Através deste relatório, mostraremos os resultados obtidos em nossa experiência com base em circuitos elétricos, com uma breve explicação do que são os circuitos e seus efeitos, além de discutir qual a função de um fusível e como esta função é executada.
Palavras chave: Fusível. Circuitos Elétricos. Experiência.

Abstract: Through this report, we will show the results obtained in our experience based on electrical circuits, with a brief explanation of the circuits and their effects, as well as discussing the function of a fuse and how this function is performed..
Key words: Fuse. Electrical Circuits. Experience.









                                                                          Introdução
                                                      I. Circuito Elétrico

      Circuito elétrico é uma ligação entre vários elementos elétricos de modo em que haja um caminho fechado para a passagem da corrente elétrica (RAMALHO, vol. 3, pg. 102), se o circuito estiver aberto a passagem da corrente será interrompida. Os elementos que constituem o circuito são: resistores, capacitores, geradores e indutores.
      Há variação nos efeitos da corrente elétrica com base na natureza do condutor e na intensidade da corrente. Os quatro efeitos principais são: fisiológico, térmico, químico e magnético. (RAMALHO, vol. 3, pg. 105).
      O efeito fisiológico é a passagem da corrente por organismos vivos, onde ocorre contrações musculares, que chamamos de “choque elétrico”.  O valor mínimo que podemos receber na intensidade da corrente é de 1 mA, o que dá a sensação de cócegas e/ou formigamento. O valor mortal que uma corrente pode ter é compreendido entre 10 mA à 3 A, neste valor, o ritmo cardíaco mudaria parando de bombear sangue ou poderia até causar a paralisia do coração. (RAMALHO, vol. 3, pg. 105).   
     No efeito térmico (ou “efeito Joule”), os elétrons livres e os átomos dos condutores se chocam fazendo com que os átomos recebam energia e vibrem mais. Quanto mais os átomos vibrarem, maior será a temperatura do condutor.
    O efeito químico são determinadas reações químicas que ocorrem quando a corrente elétrica atravessa soluções eletrolíticas. (RAMALHO, vol. 3, pg. 106).
    Efeito magnético é o que se manifesta pela criação de um campo magnético na região em torno da corrente. (RAMALHO, vol. 3, pg. 106).   






             II. Fusíveis

   Fusíveis são dispositivos que têm a finalidade de proteger os circuitos elétricos. O fusível é feito de um condutor de baixo ponto de fusão que ao ser atravessado por uma corrente de valor muito grande se funde. Se este fusível estiver em série com os aparelhos do circuito, o mesmo evita que os aparelhos sejam danificados pela corrente de intensidade elevada. (RAMALHO, vol. 3, pg. 143).
   Há dois tipos de fusíveis: o de rosca e o de cartucho. No fusível de cartucho têm uma lâmina metálica que une as extremidades do fusível, quando a corrente é de alta intensidade esta lâmina se funde. (RAMALHO, vol. 3, pg. 143).
 

   O experimento à seguir é chamado “Labirinto Elétrico”, é basicamente um circuito elétrico, onde encontramos um resistor, geradores e outros elementos que compõem um circuito. É testada a concentração e a coordenação motora de quem for utilizar este experimento em forma de diversão. Se trata de uma experiência em que o objetivo é conseguir passar até o final do labirinto sem ligar a lâmpada led e caso isso ocorra a pessoa perderá neste jogo.






                                                 Procedimento Experimental
                                                    I. Materiais e montagem

    Neste experimento utilizamos uma estrutura de madeirite como base, veja abaixo na imagem.


 
Figura 1.  "Estrutura do experimento".      Fonte: Autores do experimento.


   Quatro pregos foram fixados nessa estrutura, dois em cada lado, onde servirão como base para as pilhas e também para ligar os fios às pilhas. Utilizaremos duas pilhas de 1,5 V e o polo negativo de uma pilha deve estar ligada ao polo positivo da outra. Um fio interliga o polo negativo da pilha à um interruptor, como vemos nas imagens 2 e 3.


Figura 2.  Fonte: Autores do experimento.



Figura 3. "Ligação entre pilhas e interruptor".      Fonte: Autores do experimento


   Do interruptor um outro fio foi introduzido e este fio estará conectado à uma led. A led que utilizamos foi retirada de uma lanterna e a mesma veio com uma indicação de qual era a sua parte positiva e qual a negativa. É bom ressaltar que para a experiência dar certo, um polo negativo sempre será ligado à outro polo negativo, assim como um positivo à outro positivo e não haverá erros.
   O lado positivo da pilha será  ligado, através de um fio, à um tipo de arco feito de arame e colocado em volta de um pedaço maior de arame que terá a função de “labirinto”. O fio que ligará o arco à pilha deverá ser grande o bastante para poder ser movimentado por longa distância e que possa percorrer todo o labirinto.

  
Figura 4. "Construção do labirinto feito com arame".    Fonte: Autores do experimento



Figura 5. "Arco introduzido no labirinto".   Fonte: Autores do experimento


    Por fim, um outro fio será anexado na led, porém, este deverá ser fixado diretamente no arame que fará papel de labirinto.







                                              II. Execução do experimento
  
   Antes de executar o experimento devemos nos certificar de que os materiais que serão utilizados realmente funcionarão, especificamente as pilhas e a luz de led, assim também como os fios que desempenharão um papel importante na passagem da corrente. A figura abaixo mostra onde todos os elementos deverão ser posicionados.
                                                                             
                                                                                                                
Figura 6. "Representação dos elementos".    Fonte: Autores do experimento




1. Pilhas
2. Interruptor
3. Luz de led
4. Arco
5. Labirinto










    Assim que posicionados e fixados os elementos o interruptor deve ser ligado e então a brincadeira começa. Um voluntário deverá tentar passar o arco que está em volta do arame (o labirinto) sem deixar que eles entrem em contato. Caso o arco e o arame tenham esse contato, a led será ligada e então o voluntário automaticamente perde o jogo. Isso ocorre porque o circuito elétrico está aberto e assim que o arame e o arco se chocam o circuito é fechado.

                     


                                               III. Resultados e discussão

Figura 7. "Circuito elétrico".    Fonte: Autores do experimento
      
                               
   



    O polo negativo é representado pela cor preta e o positivo será representado pela cor vermelha. O polo negativo sempre estará conectado à led, porém, ela apenas ligará quando o polo positivo também estiver conectado.
    Quando afirmamos que “o circuito está aberto” significa que a luz de led estará pronta para receber a carga positiva, mas essa carga só será passada assim que o arco estiver em contato com o labirinto. Este labirinto funcionará como ponte para que a carga positiva possa chegar até a led, é como se ele estivesse neutro até o momento em que o arco passa a carga por ele. Então a carga sai da pilha, passa pelo arco e pelo arame, percorre o fio até chegar a led que então acende.

    Abaixo, na figura 8, está representado o diagrama deste circuito elétrico.

Figura 8. "Diagrama".       Fonte: Autores do experimento
                                                                          











    O labirinto elétrico foi testado em ambiente claro e escuro, tendo um resultado satisfatório, como mostra a imagem à seguir. As peças devem ser fixadas na base para um manuseio melhor, assim como um bom isolamento para evitar que os fios se soltem das peças. Para fixar uma pilha à outra foi utilizado um pedaço de garrafa pet, de modo que formasse um tubinho e que fosse menor do que o tamanho das pilhas para que elas pudessem ser ligadas aos pregos.
   O interruptor serviu como um fusível, pois através dele conseguimos ligar e desligar o experimento fazendo com que o mesmo fosse protegido se necessário no caso de um pequeno curto-circuito, além de moderar o uso de bateria.
   As pilhas foram escolhidas como geradores de energia pensando em um manuseio melhor por serem pequenas, além de serem mais seguras.



  
Figura 9. "Teste em ambiente escuro".    Fonte: Autores do experimento






                                                           IV. Conclusão

     O Labirinto Elétrico obteve resultados satisfatórios atendendo às expectativas, passando claramente um breve conceito de circuito elétrico e seus componentes. Concluiu-se então que enquanto um circuito elétrico estiver aberto não haverá passagem de corrente elétrica, pois o circuito fechado é equivalente à uma ponte para a corrente.
    Vemos que o fusível desempenha uma importante função no circuito, já que protege eletrodomésticos e similares de uma sobrecarga elétrica.
    O efeito que foi produzido pela led foi o Efeito Luminoso que ocorre quando uma certa quantidade de energia elétrica é transformada em luz. No caso da fita de led, por exemplo, a corrente se divide igualmente em cada led. O mesmo efeito é encontrado nas lâmpadas comuns, como a incandescente, em que o filamento de tungstênio é aquecido pela passagem da corrente e assim gera a luz.







Referências
FERRARO, Nicolau Gilberto; RAMALHO JUNIOR, Francisco; SOARES, Paulo Toledo. Os fundamentos da física, vol. 3, 9ª ed.

Símbolos para circuitos elétricos. Disponível em:
< http://www.escolavirtual.pt/assets/conteudos/downloads/10fqa/sce.pdf>

THENÓRIO, Iberê. Labirinto Elétrico. Disponível em:

GREF. Eletromagnetismo, vol. 2.

 NEWTON BRAGA, Instituto. Efeito Luminoso. Disponível em: <http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/almanaque/932-efeito-luminoso>

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório - Motor elétrico simples

                            Motor elétrico simples                                                          Colégio estadual Profº Edilson Souto Freire                                                      E-mail:Mafsopus@gmail.com Larissa Mendonça  Taílane Keyla Suany Jessica Resumo: Esse relatório tem como objetivo mostrar oa leitor a compreensão dos fenômenos físicos envolvidos no experimento através de um motor elétrico simples Palavras chave :corrente elétrica, bobina, movimento indução, energia .                                                                          Introdução O motor tem como função a transformação da energia elétrica em energia mecânica como vimos durante os estudos a construção dos motores elétricos, foi iniciado em 1813 por Faraday que introduziu um magneto em uma bobina de fio de cobre, fez com que o mesmo girasse ao passar por uma corrente elétrica assim como no experimento . Agora vamos falar da importância do

Relatório de física - Energia Eólica

  COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDILSON SOUTO FREIRE Allison Couto, Alan Albert, Michelle Katharina, Thiago Ferreira, Sandy Souza, Weslei Almeida Apresentação do relatório científico de física Dias D’Ávila, 2017