Pular para o conteúdo principal

Relatório de física - Energia Eólica

 COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDILSON SOUTO FREIRE


Allison Couto, Alan Albert, Michelle Katharina, Thiago Ferreira, Sandy Souza, Weslei Almeida




Apresentação do relatório científico de física






Dias D’Ávila, 2017



Allison Couto, Alan Albert, Michelle Katharina, Thiago Ferreira, Sandy Souza, Weslei Almeida






Apresentação do relatório científico de física
Relatório científico apresentado como requisito
Parcial para obtenção de aprovação na disciplina
Física, no curso do ensino médio, no CEPESF
Prof. Dr. Samuel




Dias D’Ávila, 2017



RESUMO

   O termo eólico é derivado da mitologia grega, onde eles afirmavam que Edo era o senhor dos ventos. Os ventos são formados a parti de um processo onde ocorre a diferença de pressão o ar quente sobe e o ar de menor pressão se desloca para ocupar o espaço, está energia é capturada pelo aerogerador.
   O avanço da tecnologia abriram as portas para a energia eólica, que por sua vez no Brasil há 17 parques eólicos, onde o tamanho de um gerador é equivalente a 80 metros de altura. Um único aerogerador tem a capacidade de produzir 1,67 MWH o suficiente para atender 9 mil pessoas com consumo moderado.
   A energia eólica começou a ter exploração comercial no Brasil na década de 70 quando o petróleo entra em crise, o custo desta energia é de cerca de US$70 a US$80 por MWH, onde a energia brasileira tem a maior potencial. 

 




SUMÁRIO
1  INTRODUÇÃO
2  PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS
2.1 PARTE ONDE É DISTRIBUÍDA A ENERGIA
2.2 MODO DE MONTAGEM 
3 RESULTADOS
4 CONCLUSÃO
5 REFEÊNCIA




INTRODUÇÃO


   Neste experimento, será apresentado de forma básica e simples, de como gerar energia a partir do vento. Para tal façanha, é preciso o uso de materiais fáceis de ser encontrados, que será visto logo a seguir. Com o âmbito constituinte de uma carga média de energia, é uma forma de conscientização de que a energia eólica pode ser beneficente ao ambiente, pois é gerado por um fenômeno da natureza.
   Visando em seus conceitos, pode-se considerar a fonte de energia mais ecológica já existente, sem necessidade de expelir poluentes e diminui o risco de desmatamento e intoxicações no ser humano 
   Nesta realização do trabalho sobre energia eólica (que é através dos ventos) o funcionamento de uma pequena maquete, exemplificando e produzindo como realmente funciona, listando suas matérias, usa-se o fio do cobre, criando um circuito em paralelo, sendo assim, fácil de manusear a energia gerada através do vento na hélice e girando. As pequenas leds, ao entrar em contato com a energia, acaba gerando luz, visando que deve-se usar as polaridades certas para que isso possa ocorrer.


  
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Neste experimento onde é gerado a energia através do vendo (energia eólica), temos como materiais:

Parte onde é distribuída a energia
Parafusos de tamanho médio (prata);
Fios de cobre (de acordo com a quantidade de postes, pode-se usar o tanto que tiver vontade);
Lâmpadas de led (de qualquer cor);
Placa de madeira (de 50cm quadrado);
Tinta (para decorar a maquete);
Isopor para fazer as casinhas (3 casas);
Bancada onde gera a energia eólica
Placa de madeira (de 50cm quadrado);
Hélice (de ventilador);
Garra de jacaré (encontrado em oficina mecânica);
Motor de impressora com capacitor eletrolitico - numeração: 2200 uF 63V;
Cantoneira (tipo mão francesa);

Modo de montagem:
Os postes podem ser colados na placa de madeira, mantendo uma certa distância.
É preciso usar quatro parafusos na parte de cima do poste para que possa distinguir as polaridades positiva e negativa.
Os fioa de cobre foram enrolados entre apenas dois parafusos para cada polaridade, fazendo interligação entre eles formando um circuito em paralelo, sendo assim, cada casinha terá um led, que será ligado à forte de energia, visando que é preciso ter cuidado com as polaridades dos leds, caso contrário, não irá funcionar.
Precisa-se distinguir as polaridades no capacitor eletrolítico, e interliga-los corretamente em cada polaridade nos postes em paralelo, após este processo, voloca-se numa área aberta com fortes ventos, lembrando que o motor deve ser rodado em sentido contrário à hélice, sendo capaz de realmente gerar a energia que queremos obter e ligandos os leds das casinhas.






RESULTADOS

  Como resultado, ficar 100% obtida a energia a parti do vento, onde apostamos toda a confiança em realmente gerar força suficiente para abastecer uma pequena cidade com capacidade média de energia, mesmo sendo em escala reduzida, pode-se ter noção de realmente funcionar. Usando o motorzinho e todo circuito em paralelo, a distribuição de energia foi geralmente aprovada, dando 0% de erro obtido.





CONCLUSÃO

   Por tanto, esse experimento pode trazer energia suficiente para sustentar uma maquete que contém uma cidade com 5 luzes de led sem nenhum problema, ou até mesmo fazer um rádio movido a energia direta pegar. Lembrando que, para isso tudo funcionar a hélice deve está continuamente em movimento (girando) e uma determinada velocidade.
   Os materias para este trabalho podem ser reciclados, pegando de aparelhos eletrônicos que não funcionam mais, basta verificar se a peça que vai ser utilizada está em bom funcionamento.
  Caso não tenha nenhum aparelho quebrado por perto ou não quer usar ele mais, esses materias podem ser conseguidos em feiras de sua cidade.
   Em tamanho real o Brasil tem a capacidade de produzir 300 GW geração eólica.




REFERÊNCIA

https://youtu.be/VKFpp1oljps
http://casadosventos.com.br/pt/energia-dos-ventos/energia-eolica
http://aulasdefisica.com/biblioteca/gref-grupo-de-reelaboracao-do-ensino-de-fisica/
http://aulasdefisica.com/download/gref/eletro3.pdf
http://becodafisica.blogspot.com.br/

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Relatório - Motor elétrico simples

                            Motor elétrico simples                                                          Colégio estadual Profº Edilson Souto Freire                                                      E-mail:Mafsopus@gmail.com Larissa Mendonça  Taílane Keyla Suany Jessica Resumo: Esse relatório tem como objetivo mostrar oa leitor a compreensão dos fenômenos físicos envolvidos no experimento através de um motor elétrico simples Palavras chave :corrente elétrica, bobina, movimento indução, energia .                                                                          Introdução O motor tem como função a transformação da energia elétrica em energia mecânica como vimos durante os estudos a construção dos motores elétricos, foi iniciado em 1813 por Faraday que introduziu um magneto em uma bobina de fio de cobre, fez com que o mesmo girasse ao passar por uma corrente elétrica assim como no experimento . Agora vamos falar da importância do

Relatório de Física - "Circuito elétrico e fusíveis"

CIRCUITO ELÉTRICO E FUSÍVEIS Secretaria de Educação do Estado da Bahia Colégio Estadual Professor Edilson Souto Freire Dias D’Ávila, BA – 42850-000 E-mail: taise_carolina@hotmail.com Taíse Carolina Brito Nascimento 1 Geisilene Bispo dos Santos 1 Bruna de Souza Barbosa 1 Stefane Antônia Pachla Bomfim 1 Rafaelly Rocha Santana dos Santos 1 Tiago Camilo 1 Samuel Nunes de Santana 2 1 Alunos da rede estadual de ensino. 2 Professor da rede estadual de ensino . Resumo: Através deste relatório, mostraremos os resultados obtidos em nossa experiência com base em circuitos elétricos, com uma breve explicação do que são os circuitos e seus efeitos, além de discutir qual a função de um fusível e como esta função é executada. Palavras chave: Fusível. Circuitos Elétricos. Experiência. Abstract: Through this report, we will show the results obtained in our experience based on electrical circuits, with a brief explanation