CONDUÇÃO
DE CORRENTE ELÉTRICA.
Secretaria
de Educação do Estado da Bahia
Colégio
Estadual Professor Edilson Souto Freire
Dias
D’avila - BA
Emilly Sampaio[1]
Leandra Oliveira[2]
Samuel Nunes[3]
RESUMO
O presente relatório tem por objetivo a demonstração
da condução de corrente elétrica por varias soluções aquosas.
PALAVRA
CHAVE : Experimento; Condução; Corrente
elétrica.
INTRODUÇÃO
A corrente elétrica está presente em todos os
aparelhos elétricos quando eles estão em funcionamento. A corrente elétrica é
uma grandeza cujo valor depende da potência do aparelho e também da tensão em
que ele é colocado para funcionar. Por exemplo, uma lâmpada de 100 watt feita
para funcionar na tensão 110 volts, quando ligada requer maior corrente
elétrica que uma de potência de 60 watt e de mesma tensão. É por essa razão que
a lâmpada de 100 watt apresenta luminosidade maior que de 60 watt.
Ao colocar um aparelho elétrico em funcionamento
estamos fechando um circuito elétrico. Este circuito é constituído de aparelho
elétrico; fonte de energia elétrica, que pode estar situada próximo ou distante
do aparelho e fios de ligação que conectam adequadamente um ao outro. Quando a
energia da fonte está sendo utilizada pelo aparelho, dizemos que o circuito
está fechado e que há uma
corrente Elétrica.
PROCEDIMENTO
EXPERIMENTAL


Lembrando que o procedimento com os líquidos
acontece mergulhando as duas pontas de um mesmo lado do fio descascadas dentro
da solução sem que se toquem, e observar se acende ou seja, se há condução e a
condição da mesma.
Exemplo

Porém os materiais usados são diferente da imagem
acima para mais fácil acessibilidade no momento da demonstração. No lugar da
lâmpada de 127 volts uma led de apenas 3 volts sem o bocal, e no lugar do
conector (tomada) duas baterias comuns de 1,6 volts.
Os itens
- Duas baterias de 1,6 V
-
Cloreto
de Sódio (Sal de cozinha)
-
Uma
led 3V
-
Azeite
de oliva
-Fios de cobre
-Vinagre
- Água com sal
- Uma colher
Com esse material podemos descobrir
quais materiais são condutores de eletricidade.
Especificação dos Materiais
Na água
A água potável possui sais minerais, mas ainda assim
só consegue transferir energia para objetos de baixa voltagem e porém não
conduz uma quantidade o suficiente.
Com isso ao realizar o procedimento podemos perceber
que a lâmpada led 3volts acendeu com
pouca intensidade.
Vinagre
Numa solução de vinagre existem mas íons para
conduzir corrente elétrica do que na água.
Com isso ao realizar o procedimento podemos perceber
que a lâmpada led 3volts led acendeu com uma intensidade um pouco
maior do que na água.
Azeite de oliva
O azeite de oliva é um bom condutor porém depende do
seu estado (Natural ou Quente).
Com isso ao realizar o procedimento podemos perceber
que a lâmpada led 3volts não acendeu com
o azeite em temperatura ambiente; e em temperatura elevada, após aquecer um por
cerca de um 1 minuto em um fogão comum a
led também não acendeu. Convém lembrar que segundo informações passadas por
profissionais da área dependendo da temperatura o azeite pode se tornar um bom
condutor, o que não aconteceu em nosso experimento.
Água com sal
A água com sal é um bom condutor de energia pois
possui o cation sódio e íon cloro.
Com isso ao realizar o procedimento podemos perceber
que a lâmpada led 3volts acendeu com uma boa intensidade.
Colher
Na
colher temos dois matérias, o plástico e o metal. No plástico a Led não irá acender pois os eletros estão isolados, já
no metal os eletros estão livres.
Com
isso ao realizar o procedimento podemos perceber que a lâmpada led 3volts led acendeu com uma alta intensidade.
RESULTADO
(Conclusão)
É possível gerar
energia de várias formas, liquido somado a energia nem sempre resulta em
choque.
REFERÊNCIAS.
Fatos também citados pelo professor de
Química/Matemática/Biologia da Rede Estadual
Elissandro Dantas.
Google imagens
E observação dos experimentos.
[1]
Emilly Sampaio,
cursando o 3° ano o ensino médio no colégio estadual professor Edilson Souto
Freire – C.E.P.E.S.F
[2] Leandra Oliveira, cursando o
3° ano o ensino médio no colégio estadual professor Edilson Souto Freire –
C.E.P.E.S.F
[3] Samuel Nunes, formado na
Universidade estadual de Feira de Santana –UEFS, E Hoje é professor de física
no colégio C.E.P.E.S.F
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